Carta aberta aos amigos antigomobilistas, por Bruno Pontes

Tem situações que são difíceis de explicar. Existem coisas que acontecem em nossas vidas que são atribuídas a diversos fatores: sorte, sina, hereditariedade, destino, gostos, enfim, há uma infinidade de parâmetros que determinam os caminhos ao longo da jornada da vida.

Quando fui perguntado em algum momento por que ser tão apaixonado por carros, nunca consegui responder com poucas palavras, em uma resposta sucinta e objetiva. Eu até tento exercitar o poder da minha síntese, mas é uma paixão que está tão entranhada em quem eu sou, que a explicação se esvai por uma série de frases, em momentos, até sem contexto. Coisa da paixão.

Procuro ser uma pessoa estudiosa. Me dedico com afinco às minhas atividades do dia-a-dia, busco conhecimento constantemente nas mais diversas fontes. Já tive oportunidade de conversar sobre diversos assuntos com muitas pessoas, em muitos casos, discorrendo sobre tópicos profundos, que fogem da mera razoabilidade que permeia a maioria dos bate-papos que vivemos sempre.

E em vários casos, me peguei refletindo, solitário: será que faz sentido ocupar tanto do escasso tempo e tanta parte da minha agenda para curtir algo material, perecível, artificial, sem vida? O carro é realmente algo tão importante assim para merecer tudo isto que eu faço?

Acredito que esta dúvida vai sempre estar presente nos meus devaneios. Mas há uma certeza: eu não quero perder nunca essa paixão. Na realidade, eu vou até além. Quero fazer tudo que estiver ao meu alcance para aproveitar ao máximo desta adrenalina que corre em minhas veias sempre que ouço um motor à combustão ou leio sobre os cenários futuros do automobilismo.

Carro, para mim, é muito mais que um meio de transporte. Respeito, e muito, os amigos que o vêem como apenas uma forma de se locomover entre A e B. O carro foi o que me levou a estudar Design Gráfico. O carro foi o que me levou ao interesse por mecânica. O carro é o que me faz empreender. O carro é um dos principais vetores para meus estudos históricos sobre a humanidade.

Sim, parece filosófico demais, mas faço um paralelo constante entre os desdobramentos das atividades humanas no século XX com o advento e produção dos automóveis.

A cada dia que passa, fico mais consciente desta paixão. Por isto, busco realizar todos os meus sonhos, aproveitando das habilidades que adquiri ao longo destes, até então, 30 anos de existência.

Em 2016, depois de estudos de mercado, trouxe a BookAclassic para o Brasil. Um dos maiores portais de aluguel de automóveis clássicos do mundo opera em nosso país simplesmente porque eu queria um local para expor os carros de minha família.

Em 2017, fundei da BP Clássicos. Senti que precisava aprofundar ao máximo no mercado local para realmente ajudar noivas e empresas a encontrarem o veículo antigo perfeito para seus eventos e negócios. Esta empreitada têm me ajudado a conhecer pessoas muito especiais, dirigir carros que jamais sonhara dirigir, além de todo o ganho indireto em meu desempenho no trabalho regular.

Mas eu noto que falta algo. Eu quero mais. Eu tenho o sonho de construir uma comunidade cada vez mais forte e mais moderna. Como profissional com conhecimento aprofundado em internet, me coloco a missão de contribuir para a evolução do culto ao carro e à sua história, através das ferramentas e estratégias mais modernas que a tecnologia tem nos permitido.

Este site, o CarrosAntigos.com.br, veio deste almejo. Este endereço de site, por exemplo, foi disputado em um leilão, tendo seu preço final acrescido pelo alto interesse no tema. Mas eu fiz questão de arrematar. Eu queria realizar este sonho. Eu precisava começar este projeto.

Por aqui, meu caro amigo (torço muito para que tenhamos muitas “caras amigas” por aqui também!), você encontrará um local de conteúdo rico, com detalhes sobre a maioria dos veículos nacionais, uma série de fornecedores de peças e serviços de alta confiança, uma seção de carros à venda com total transparência, além de um espaço amplo para que antigomobilistas e seus clubes possam divulgar seus eventos e encontros ao longo de todo o ano e por todo este Brasil afora.

Espero, do fundo do meu coração, conseguir tornar este projeto algo grandioso e que contribua com a construção, cada vez mais sólida, de uma cultura automobilística séria, prazerosa, sustentável e próspera para todos.

Um cordial abraço,

Bruno Pontes.